O que tem na minha gaveta? – Clinpro XT Varnish e Clinpro White Varnish


Autor: Iknow Journal

O que tem na minha gaveta? – ClinproMR XT Varnish e ClinproMR White Varnish:



ClinproMR XT Varnish:

Selante ionomérico modificado por resina fotopolimerizável indicado para o alívio rápido e duradouro da hipersensibilidade dentinária e, por conter o glicerofosfato de cálcio, contribui para a proteção de sítios com alto risco de cárie (selante). Devido a sua resistência, o produto ClinproMR XT Varnish consegue resistir à escovação por pelo menos 6 meses, sendo ideal para ser utilizado como agente obliterador ao final do protocolo dessensibilizante. Sua principal recomendação em relação ao tratamento da hipersensibilidade dentinária é na presença de recessões gengivais ou cavidades de lesões cervicais não cariosas superficiais (de até 0,5 mm, onde não se justifica a restauração da lesão cervical não cariosas). Neste caso, não se recomenda o condicionamento ácido fosfórico prévio. Já nos casos de aplicação sobre esmalte, como selantes ou ao redor de brackets, é recomendada a aplicação prévia do ácido fosfórico (Figura 1).

Figura 1: Dentes pré-molares inferiores com hipersensibilidade dentinária. É possível observar que o dente 34 apresenta uma cavidade ligeiramente mais profunda quando comparado com o dente 35. Dessa forma, foi realizado o protocolo dessensibilizante de única sessão proposto pelo grupo LNC-HD da Universidade Federal de Uberlândia,utilizando como agente selador final o Clinpro XT Varnish para o dente 34 e o Clinpro White Varnish para o dente 35 (A). Após a manipulação,o Clinpro XT Varnish é inserido na cavidade com espátula de resina composta (B) e sutilmente espalhado para a região de dentina sub-gengival, ao mesmo tempo em que a espessura em excesso é removida (C). Pode-se utilizar microaplicador para auxiliar no espalhamento do produto para todo o terço cervical (D).

ClinproMR XT White Varnish:

Verniz fluoretado (5% de fluoreto de sódio – 22.600 ppm de flúor) e com tri-cálcio fosfato (TCP) em sua composição. Este verniz apresenta coloração branca, não comprometendo a estética quando aplicado em áreas de exposição do sorriso e sabor agradável. O produto é ativado pela saliva, podendo migrar, o que facilita sua aplicação, além de ter uma ação por até 24h após sua aplicação. Os componentes do verniz contribuem para a remineralização dos tecidos dentários e diminuem os efeitos biocorrosivos nas estruturas mineralizadas. O ClinproMR White Varnish é indicado para aplicação tópica de flúor preventiva, assim como agente obliterador final no protocolo dessensibilizante, cooperando para o alívio da dor e para a manutenção do tratamento da hipersensibilidade dentinária. Neste protocolo, sua indicação é principalmente em situações com ausência de cavidades clinicamente detectáveis, como em áreas de recessões gengivais ou trincas de esmalte na região cervical (Figura 2).

Figura 2: Após a manipulação, o Clinpro White Varnish é levado até a cervical com um microaplicador de maior diâmetro (A) e depois espalhado subgengivalmente com microaplicador de menor calibre (B). É recomendado não ingerir bebidas quentes, alimentos rígidos e escovar os dentes imediatamente após a aplicação do verniz. Aspecto final ao protocolo dessensibilizante de sessão única, obtendo alívio da
sintomatologia (C).

Alexandre Machado você tem Clinpro XT Varnish e Clinpro White Varnish na sua gaveta?

Professor da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES.UFU)

Coordenador Grupo de Estudo de Lesões Não Cariosas – UFU

Doutor em Clínica Odontológica (PPGO.UFU)

COPYRIGHT 2022 . IKNOW – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS E PROTEGIDOS