Bem-vindos ao número 3 – volume 1 do iKnow Journal!

Iknow Journal

Depois dos últimos números do IK Journal com conteúdos que agregam na rotina clínica, temos a responsabilidade de encerrar o ano de 2020 com colunas (clínico-científicas e entertainment) e artígos inéditos tão relevantes quanto aos dos números 01 e 02. E com essa responsabilidade, preparamos o nº03 (vol 1) do iK Journal com muita ciência e clínica.

Neste número (Dezembro/2020), o EDITORIAL traz, em linguagem figurativa, uma comparação entre propriedades dos materiais e virtudes humanas para fazermos de 2021 o ano que desejamos. Em seguida, é a hora das colunas clínico-científicas! Os autores Gabriel Vieira, Lívia Zeola e Maria Luiza Oliveira explicam o motivo dos pacientes fumantes serem incluidos ao grupo de risco para o envelhecimento precoce dental na coluna OPINIÃO E CIÊNCIA. Na coluna seguinte, nossa colega dentista Letícia Costa te convida a sair da zona de conforto e ler sobre a racialização na odontologia na coluna FAZER O BEM FAZ BEM. Já na coluna APLICAÇÃO CLÍNICA, o pessoal do @instapub_odonto (Igor Cardoso e Alexandre Machado) respondem com muita ciência uma pergunta que faz parte do dia-a-dia da clínca: O clareamento dental prejudica a união de procedimentos adesivos?

Agora é hora de rir um pouco, né? Vem com o André Maia e o Cauli Capiellé (@iatrogenia.odonto) (des)aprender três dicas incríveis de como (não) cometer uma iatrogenia na coluna FUN. E como é primordial em um periódico científico, temos três ARTIGOS CIENTÍFICOS inéditos que vão responder estas três perguntas: 1- A esterilização de pontas diamantadas interfere na sua vida útil? 2- Resinas compostas com matiz de cores gengivais apresentam boas propriedades mecânicas? 3- Como é o envelhecimento acelerado de restaurações de resina composta em usuário de maconha? E finalizamos esse número (e o ano de 2020) com a coluna MENÇÃO HONROSA e uma homenagem ao querido Paulo Antônio da Rosa Rodolfo!

Desejamos uma ótima leitura.

Equipe iKnow Journal