Você conhece e usa materiais bioativos? Vamos contribuir com a ciência brasileira?

Iknow Journal

O foco das pesquisas mais recentes sobre Biomateriais, tem sido naqueles que promovam uma rápida recuperação do tecido biológico, e contribuam para a prática de intervenção e invasão mínima na Odontologia. Alguns materiais odontológicos são comercializados com essa promessa, quando na verdade são biocompatíveis ou bioinertes e não condizem com o seu verdadeiro efeito sobre o organismo. Ainda assim são, erroneamente, intitulados como “bioativos”.

Para identificarmos a transferência conceitual e prática dos estudos laboratoriais sobre materiais bioativos para a clínica, desenvolvemos um formulário de no máximo 3 minutos. O objetivo é acessar o conhecimento sobre diferentes materiais bioativos, usos e aplicações dentro de cada especialidade. Os resultados dessa pesquisa poderão ser úteis para a elaboração de novas classificações e/ou regulamentação de biomateriais em Odontologia. Também, almeja-se contribuir para uma comunicação mais eficiente entre os profissionais da odontologia, transferindo os conceitos da maneira correta.

Com a sua contribuição, respondendo o formulário, perspectivas futuras sobre os materiais bioativos na prática odontológica brasileira poderão ser idealizadas.

 

Formulário disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/15ULQ7NYCxPTQJmqfW5N_FiJ1y9OLd_jBFoHbbgs21x8/edit

 

 Pesquisa: Estado atual do conhecimento e uso de materiais bioativos pelos CDs brasileiros

 

Gabriela de Alencar Pinto Magalhães

Cirurgiã-Dentista, Mestre em Materiais Dentários, Doutoranda em Odontologia – ênfase em Odontopediatria, Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, área de Odontopediatria, FOP-UNICAMP Telefone: (19) 9 89076247

Endereço para correspondência: Av. Limeira, 901, Areião, Piracicaba, SP, CEP 13414-903.

E-mail: gabrielaapmag@gmail.com | Instagram: @biodentistry | Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabriela-magalhães-b8bb241b8

 

Equipe de pesquisa

  • Gabriela de Alencar Pinto Magalhães
  • Joyce Figueiredo de Lima Marques (Cirurgiã-Dentista, Mestre e Doutoranda em Clínica Odontológica, Departamento de Odontologia Restauradora, área de Dentística, FOP-UNICAMP)
  • Julia Puppin Rontani (Cirurgiã-Dentista, Mestre e Doutora em Materiais Dentários pela FOP-UNICAMP)
  • Aline Rogéria Freire de Castilho (Cirurgiã Dentista, Pesquisadora e Docente Colaboradora, Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, área de Odontopediatria, FOP-UNICAMP)
  • Dr. Flávio Henrique Baggio Aguiar (Cirurgião-dentista, Professor Associado, Departamento de Odontologia Restauradora, área de Dentística, FOP-UNICAMP)
  • Dra. Regina Maria Puppin Rontani (Cirurgiã-dentista, Professora Titular, Departamento de Ciências da Saúde e Odontologia Infantil, área de Odontopediatria, FOP-UNICAMP).